Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

POLIFOBIA


Eu quero poder gritar toda a minha revolta contra esses moralistas e conservadores de M! Tenho vivido há quase 3 anos como poliamorista e, desde o início, não escondo isso de ninguém. Uns ficaram espantados, outros sem entender, a maioria achando um absurdo e/ou me considerando uma pessoa louca!

Mas quero que todos saibam que isso é POLIFOBIA! A Polifobia é uma forma de opressão que serve à instituição da monogamia, à monogamia como norma social. Segundo as ideologias da polifobia, o poliamor não existe, não envolve amor de verdade, é uma fase, um tipo fútil de "rebeldia adolescente", coisa de gente que não é séria, que não é responsável ou que não sabe escolher. Ela é vinculada fortemente ao machismo, que trata a mulher como propriedade do homem e trata de maneira desigual os homens e mulheres que se relacionam com mais de uma pessoa: a mulher como puta e o homem como garanhão ou como "corno manso" (quando sua parceira está em outro relacionamento). É uma concepção preconceituosa e dogmática baseada em mentiras e estereótipos depreciativos que colocam a monogamia como verdade universal. É uma opressão como qualquer outra (racismo, machismo, homofobia, etc.). Não é porque você não consegue entender ou viver, que é errado, feio, "sujo". Como eu escolho amar e relacionar não interfere no meu caráter, na minha capacidade de fazer nada!
Vejo amigxs sendo demitidos por serem polis, vejo pessoas com medo de exporem seus outrxs parceirxs por receio de serem julgados negativamente pela família, pelos amigos, pela sociedade. Quando mais de dois parceiros estão juntos em algum lugar público são tratados de maneira depreciativa, especialmente quando é uma mulher com mais de um homem ou quando é um grupo não-hetero. Homens muitas vezes recebem o comentário “ta se dando bem!” como se as mulheres com quem estivesse envolvido fossem meros objetos ou troféus.
Eu mesma sofro constantemente essa opressão porque fui acusada em processo (de guarda da minha filha) de não ser uma pessoa confiável ou responsável por ser poliamorista! Mesmo quando alguém aparentemente aceita o fato de eu ser mãe e poli, me indagam: "mas você não expõe nada disso pra sua filha não, né?" Expor o quê, eu pergunto??? É sério que as pessoas acham que, por sermos polis, somos inconsequentes? Eu sinceramente me pergunto: "será que essa pessoa monogâmica sabe criar uma criança?" Por que ser negra, branca, mono, poli, homo, hetero, bi, trans, não tem nada a ver com ser um sujeito íntegro ou um babaca! Quantos homens, heteros, brancos, cis que conheço que não valem uma moeda de R$ 1, 00?
Sinceramente acho que está na hora de mostrarmos ao mundo que somos pessoas que discordam do modelo vigente como única opção de relacionamento. Somos pessoas com medos, sonhos, aptidões, fraquezas, como qualquer ser humano.
Porém, é interessante perceber como muitos dos que nos criticam são hipócritas: vivem em relacionamentos baseados em mentira e no desrespeito; traem seus parceiros (chegando a ter umx “oficial” e umx “amante”!), escondem seus desejos, limitam e controlam as amizades de suxs parceirxs. Chega de trair a mulher e achar que isso é mais válido do que ser sincero e entender que a monogamia não serve mais para muitas pessoas. Trair é desonesto; ser poliamorista é ser franco consigo e com xs outrxs! É ser leal! Chega de tentar controlar a vida e os contatos de seus parceiros como se fossem sua propriedade! Controlar é desrespeitoso; ser poliamorista é ser livre e libertar! (e, é claro, nao estamos falando da liberdade liberal, mas da liberdade num sentido de realização do ser). É entender que o amor não precisa ser finito, possessivo ou egoísta!
Vão me julgar porque eu sou poli? Por que eu acho possível e desejável poder amar mais de uma pessoa?
Eu escolho ser libertária e racional! Quem se identifica como reacionário, moralista e dogmático... ou mude, ou desapareça do meu caminho, porque, sinceramente, estou cansada demais de ter que lidar com tanta estupidez, imbecilidade, ignorância...
Vamos à luta por respeito! Vamos lutar por direitos! Contra a Mononormatividade e a Polifobia!

Sharlenn e Raguinm

2 comentários: