Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cada uma!!!

Não sei bem o motivo, mas é muito comum que as pessoas (polis ou não) me procurem quando querem conselhos sobre relacionamentos. Eu ajudo dentro das minhas possibilidades, mas a verdade é que não sou muito útil (pelo menos eu acho) quando o relacionamento em questão não é poli. Isso porque, percebo que em 90% das vezes, os conflitos de uma relação mono, só existem porque ela é mono. O que não quer dizer que as relações polis não tenham seus problemas - que em geral são derivados de resquícios da monogamia nos indivíduos. Porem, há certamente um problema que visualizo ser mais específico das relações poliamorosas: a questão do tempo disponível.

Em debates com pessoas polis e também em poliencontros, essa questão é sempre alvo de interesse e preocupação. Eu mesma já sofri por conta da escassez de tempo em que somos obrigados a viver como trabalhadores no capitalismo. Nesse sentido, as pessoas buscam soluções adequadas às necessidades dos indivíduos que compõem cada relação...ok! 

Entretanto, às vezes surge uma pergunta de um sujeito mono qualquer que me deixa irritada. Hoje foi dia: -  " você é poli porque uma pessoa não te basta? Não acha isso um exagero e até egoísmo?"  Só...COMO ASSIM? Já tinha ouvido a primeira pergunta inúmeras vezes e a resposta é sempre a mesma: " Não PRECISO ficar/ me relacionar com mais de uma pessoa, aliás, não preciso sequer me relacionar para ser feliz ou seja lá o que for...mas eu QUERO ter a POSSIBILIDADE de viver os momentos e os amores que casualmente possam aparecer na minha vida! É bem simples! 

Agora..." Não acha isso um exagero e até egoísmo?" !!! Vamos por partes: exagero? Ter mais de um amigo é um exagero? Ter mais de uma comida favorita? Música? Gostar de mais de um autor? NÃO! Coisas/ pessoas que nos fazem bem não são exagero, são muito bem-vindas! Exagero é ter que trabalhar em mais de um emprego para precisar se sustentar, exagero é ficar 3 horas no trânsito para ir e voltar do trabalho, exagero é pagar R$ 3,00 na tarifa da passagem, é esperar duas horas para ser atendida na UPA, etc, etc. 

E EGOÍSMO? Aí a ignorância alheia pegou pesado! Se somos polis não vemos nossos relacionamentos como prisões, não somos carcereiros ou prisioneiros, não exigimos exclusividade afetiva e/ou sexual. E mais, temos uma palavrinha em nosso "dicionário" que se chama COMPERSÃO - FICAR FELIZ COM A FELICIDADE DE QUEM SE AMA! Então Não, não é egoísmo ter mais de um relacionamento poli. Na verdade, egoísta e um termo bem mais aplicável a quem é mono: o seu/sua parceirx só pode ficar, transar, namorar, viver com VOCÊ! E isso, independentemente se outras pessoas também o/a desejam/amam e/ou se elx deseja/ama outrxs. 

Conclusão: antes de falar sobre egoísmo alheio, 1) entenda o que a palavra significa; 2) analise seu próprio relacionamento antes de julgar o(s) dxs outrxs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário